Iniciando com a Decoupage

Resolvi me aventurar nesse artesanato, apesar de nunca ter pensado em fazer nada de trabalhos manuais, sempre me considerei uma pessoa com duas mãos esquerdas para essas coisas, porém mudei de idéia e aqui nesse espaço vou colocar meus trabalhos e também várias dicas referentes a esse fascinante artesanato !
Ainda tenho muito para aprender, esses são meus primeiros passos, quem sabe posso incentivar você que acha não ter nenhum jeito para artesanato ?

Andei pesquisando sobre o assunto e achei várias dicas interessantes, conheça agora um pouco da história da Decoupage.

Definição: Arte de revestir com gravuras. A palavra de origem francesa "découpage" significa recortar gravuras de papel e com estas revestir superfícies de objetos como madeira, metal, vidro e tecido.

A Découpage é uma técnica muito interessante e com possibilidades infinitas de figuras ou recortes que você aplica no objeto dando um acabamento maravilhoso e que bem feito encanta. A base normalmente são objetos feitos em lâminas de pinho, papelão, madeira pinus ou MDF, Duratex, tecidos, superfícies metálicas, vidro, velas, etc . As malas produzidas em Duratex ficam lindas quando decoradas com rótulos ou etiquetas antigas.

As figuras podem ser recortadas de vários tipos de papéis. Os mais utilizados são os importados da Itália e Austrália. Estão sendo produzidos alguns papéis no Brasil. Apesar de terem textura diferente dos papéis importados são muito utilizados.

Existem dois períodos na prática da découpage. No primeiro período os produtores de peças em Découpage tinham que se virar para aplicar os recortes e no acabamento um bom verniz sempre ajudava na proteção final. Com o aumento da utilização dos guardanapos houve a necessidade de produtos (colas especiais) para aplicação e proteção. Surge então o segundo período da découpage onde as colas especiais se tornaram produtos indispensáveis na elaboração de produtos de qualidade.

História dos guardanapos.

Os guardanapos eram produzidos (principalmente na Alemanha e Holanda) para mesa posta, fazendo às vezes uma composição com pratos, xícaras, etc. Um detalhe muito importante, e por exigência dos consumidores mundo afora, é que os guardanapos produzidos na Europa são coloridos com corantes naturais a base d’água para serem levados à boca. Os artesãos começaram a utilizar o guardanapo no artesanato por sua textura (utiliza-se somente uma das 3 folhas do guardanapo) que facilitava a penetração da cola permeando o guardanapo no objeto a ser decorado. Rapidamente os fabricantes de material para artesanato desenvolveram colas especiais que permitiram a aplicação também em tecidos (podendo ser lavados até em máquinas) e vasos que depois poderão ficar expostos às intempéries. Os fabricantes ficaram deslumbrados com a nova utilização do produto e aumentaram consideravelmente sua produção. A maior surpresa para os fabricantes foi a grande exportação dos guardanapos para o hemisfério sul, que não utiliza esses guardanapos para mesa posta e sim firmemente no artesanato.

Material básico:

· Peça ou objeto produzido em madeira ou MDF, lâmina de madeira (pinho), papelão paraná, tecido, vidro, porcelana ou cerâmica;

· Tinta PVA ou acrílica (os fabricantes de tintas recomendam o Esmalte sintético (principalmente à base d’água); Os artesãos utilizam PVA;

· Um bom pincel;

· Cola branca, Mod Podge, goma laca, termolina (Resina), Cola para découpage Mural ou gel para découpage;


· Papel especial para découpage, papel seda para découpage, guardanapo, decalque, adesivo e até recortes de papéis para presente. As cópias xerox são utilizadas, neste caso deve-se atentar aos direitos de arte e impressão. Uma opção interessante é a colagem de tecidos (usados normalmente na técnica Patchwork);

· Rolo de espuma ou rolete para découpage;

· Tesoura;

· Verniz à base d’água para proteção e acabamento final do produto

Fonte : Ateliê Soliarte


Eis aqui minha primeira decoupage.
Optei por utilizar papel para Decoupage pois como iniciante achei melhor para trabalhar.
Estou ansiosa pelo Natal então escolhi esse tema para essa simpática caixa.Não usei muitas tecnicas de pintura e para a pintura utilizei uma tinta na cor pérola misturada com um pouco de tinta a oléo de tela, na verdade inventei isso na hora, a tinta a oléo não se dissolveu e conforme fui pincelando a tinta a oléo formou filetes na pintura, eu gostei do efeito, na foto quase não percebe-se por estar bem suave mesmo, usei uma tinta a oléo na cor vinho.


Clique nas imagens para visualizar melhor !



Meu próximo projeto é uma Caixa Livro , te vejo na próxima postagem !



Se vc tem blog a respeito de Decoupage, comente aqui pois adoraria conhecer !
Obrigada pela visita e comentários !



9 comments:

Vera Lucia Emerim disse...

Não sabia que vc tb fazia decoupage! Temos vários interesses em comum. Sabia que tem uma cola da Daiara que é ótima para guardanapos? É uma cola gel e não deixa nem uma ruguinha. Só não sei se serve para fazer os pratos com decoupage. Para stes ainda prefiro a minha velha técnica da cola seca. No meu site tem uns tutorials sobre como usar. http://www.veraluciaemerim.com

BJS
Vera

Cris Oliveira... disse...

Amiga... ficou lindooooo demais da conta!!!amei, amei, amei!!! ai, tb quero fazer !!!
parabéns!!
fiquei curiosa pela caixa livro.
mil bjs
Cris

Mimos_da_Lua disse...

Gostei imenso das tuas caixinhas e a tua explicação é óptimas.
Bons trabalhos.
Elisabet
wwww.mimos-da-lua.blogspot.com

Márcio disse...

Eu estou fazendo caixas com fotos de pessoas. Mando imprimir em papel couche 170. Uso uma cola branca a base de PVA. Acontece que depois de colar, o papel levanta em alguns pontos, criando como ondas. Como se tivesse ar por baixa. Mas quando colo passo bem um pano umido para alisar o papel, mas poucos minutos depois ele forma bolhas. Ja tentei passar a cola na madeira so, ou papel so, ou nos dois juntos, mas sem resultados. Alguma ajuda? Obrigado

Rafaela disse...

Olá,amei seus trabalhos,estou interessada á começar á fazer decoupage,e fikei muito motivada ao ver seus trabalhos!Tinha um blog á um tempo atrás,mas era só como diário virtual,mas estou bem animada á fazer decoupage e criar novamente um blog,se vc tiver alguma dica pra passar e puder entrar em contato comigo,fiko muito agradecida,aki vai meu email:
rafaela-alara@hotmail.com
Aguardo seu contato,um abraço e fike com Deus!

mimos da ale disse...

OI!Não nos conhecemos mais gostei muito de conhecer um pouco da história desta arte que gosto muito,já faço a tempo mais só agora resolvi pesquisar sobre o assunto e me vi justamente aqui,quando quizer conhecer meu blog fique a vontade.Amei o seu,bjs

MINHA ARTE MINHA TERAPIA disse...

AMEI SEU BLOG E SEUS TRABALHOS,SAO COMBINAÇOES PERFEITAS DE CORES E ESTILOS DIFERENTES....PARABESN

Gertze disse...

Oi,
Gostei das suas peças!
Eu também estou iniciando na arte da découpage e por isso me identifiquei com o seu blog!
É bom, não é mesmo? Mas a gente sofre um bocado com as dificuldades que vão surgindo. Fiz duas peças até agora e estou na terceira. Vou postar no meu blog, que acabei de criar.
Espero poder compartilhar com vc nossas "experiências"!
Abç,
Ju

Ju disse...

Oi,
Aqui estou eu de novo. Meu blog ficou meio parado, mas agora reativei. Continuo com a découpage a aprendendo sempre.
Bj
Ju
Visite meu blog: http//decoupagebyju.blogspot.com